Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

Pesando mais de 70 toneladas, compreendem dezenas e centenas de amplificadores, alto-falantes, subwoofers e tweeters, têm mais de três andares de altura e se estendem por quase 30 metros de largura. Seu nome só poderia ser “Parede do Som”.

lil kim hija ojo defecto congénito

h / t: vintag.es

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

The Wall of Sound era um enorme sistema de som público projetado especificamente para as apresentações ao vivo do Grateful Dead em 1974. Foi uma criação do engenheiro de áudio Owsley “Bear” Stanley. The Grateful Dead deu uma prévia da Wall of Sound em 9 de fevereiro de 1973 no Maples Pavilion da Universidade de Stanford, mas foi em 23 de março de 1974 quando eles debutaram o sistema completo durante sua parada no Cow Palace em Daly City, Califórnia.

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

Depois de sair da prisão no final de 1972, Stanley, Dan Healy e Mark Raizene da equipe de som do Grateful Dead, em colaboração com Ron Wickersham, Rick Turner e John Curl do Alembic, combinaram seis sistemas de som independentes usando onze canais separados, em um esforço para fornecer som de alta qualidade ao público. Vocais, guitarra solo, guitarra base e piano, cada um tinha seu próprio canal e conjunto de alto-falantes.

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

O baixo de Phil Lesh foi transmitido através de um codificador quadrafônico que enviou sinais de cada uma das quatro cordas para um canal separado e um conjunto de alto-falantes para cada corda. Outro canal amplificava o bumbo, e mais dois canais carregavam as armadilhas, tom-toms e pratos. Como cada alto-falante carregava apenas um instrumento ou vocalista, o som era excepcionalmente claro e livre de distorção de intermodulação.

k michelle tiene hijos

O baixista Phil Lesh disse à revista Rolling Stone: “Comecei a conversar com Bear sobre nossos problemas de som. Não havia tecnologia para instrumentos elétricos. Começamos a conversar sobre como contornar a distorção e obter um tom musical puro. Ele fez algumas pesquisas e disse: 'Vamos usar alto-falantes Altec e amplificadores de alta fidelidade e amplificadores de quatro válvulas, um para cada instrumento, e colocá-los em um pedaço de madeira'. Três meses depois, estávamos tocando no sistema de som do Bear ”.

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

v Este sistema projetava reprodução de alta qualidade a seiscentos pés com um som aceitável projetado por um quarto de milha, ponto no qual a interferência do vento o degradou. The Wall of Sound foi o primeiro line array em grande escala usado em sistemas modernos de reforço de som, embora não fosse chamado de line array na época. A Parede do Som foi talvez o segundo maior sistema de som não permanente já construído.

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

Havia vários conjuntos de encenação e andaimes que viajaram com o Grateful Dead. A fim de acomodar o tempo necessário para configurar e desmontar o sistema, a banda tocava com um set enquanto outro “saltava” para o próximo show. De acordo com o historiador da banda Dennis McNally, havia dois conjuntos de andaimes. De acordo com Stanley, eram três conjuntos. Quatro semi-reboques e 21 membros da tripulação foram necessários para transportar e montar o muro de 75 toneladas.

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

Como Stanley descreveu, “The Wall of Sound é o nome que algumas pessoas deram a um sistema PA superpoderoso e extremamente preciso que eu projetei e supervisionei a construção em 1973 para o Grateful Dead. Era uma enorme parede de conjuntos de alto-falantes atrás dos músicos, que eles próprios controlavam sem um mixer frontal. Não foram necessárias torres de retardo para alcançar uma distância de meia milha do palco sem degradação. ”

Incríveis fotos vintage da parede do som do Grateful Dead, 1974

(Visitou 1 vezes, 3 visitas hoje)