Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

“1955 foi um ano de mudança para Marilyn Monroe. Depois de deixar Hollywood por Nova York e abandonar seu contrato com a Twentieth Century Fox, Marilyn não era mais “apenas uma loira burra”, mas uma verdadeira renegada. Em janeiro, Marilyn formou uma produtora com o fotógrafo Milton Greene e mudou-se para uma suíte no Ambassador Hotel.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

Apesar da especulação frenética, Marilyn evitou a publicidade. Vestida com roupas casuais e sem maquiagem, ela vagou pela cidade sem ser notada e aprendeu sobre 'o Método', uma abordagem mais profunda e desafiadora do drama, com Lee Strasberg no Actor’s Studio. E Marilyn também iniciou a longa e difícil jornada da psicanálise nessa época.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

Em março de 1955, porém, Greene e Marilyn concordaram que sua imagem precisava de um impulso. Seu desejo de provar que era uma 'atriz séria' foi amplamente ridicularizado pela imprensa, muitos dos quais previram que a deusa do sexo de outrora estava destruindo sua própria carreira.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

Em sua introdução ao livro de 1990, Marilyn 55, Bob LaBrasca afirmou que foi Milton Greene quem arranjou uma capa no Redbook. Mas Robert Stein, editor da revista na época, afirmou que foi outro fotógrafo de Marilyn, Sam Shaw, quem providenciou o contato inicial, e um dos retratos de Marilyn de Shaw agracia a matéria de capa de julho de 1955 resultante, 'The Marilyn Monroe You' ve nunca visto ”.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

que insectos brillan bajo la luz negra

No entanto, nem Shaw nem Greene trabalharam na história diretamente. Durante uma semana agitada, o fotojornalista Ed Feingersh seguiu Marilyn, junto com Stein e o pequeno círculo de parceiros de negócios de Marilyn. Seja fazendo compras, jantando ou se vestindo, a vida diária de Marilyn foi capturada em filme.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

Em um artigo de 2005 para a American Heritage, 'Do You Want to See Her?', Stein lembrou que 'as duas Marilyns continuavam aparecendo e desaparecendo': em outras palavras, o carisma de estrela que ela podia ativar à vontade, e os nervosos, mulher sensível que estava logo atrás daquela máscara.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

De acordo com Stein, Feingersh também era um personagem bastante imprevisível. “Ele viveu no agora, deixando os momentos levá-lo aonde quer que eles quisessem ... Ele deve ter um apartamento ou quarto em algum lugar, mas em todos os nossos anos como amigos íntimos, eu nunca vi isso ... Sua energia era infinita ... A vida com ele nunca existiu uma paralisação ”.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

Ao contrário dos fotógrafos de glamour e cheesecake para quem Marilyn posara em Hollywood, Feingersh não estava interessado em criar ilusões. Inspirado por Henri Cartier-Bresson, Feingersh se recusou a permitir que suas fotos fossem cortadas. Suas fotos granuladas e monocromáticas de Marilyn estavam entre as mais realistas já tiradas, mas seu modelo permaneceu lindo.

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

Algumas das fotos eram mais artificiais do que outras: por exemplo, a famosa série de Marilyn no metrô de Nova York. Ela nunca usou transporte público, por medo de ser assediada. No entanto, como Bob LaBrasca observou, Marilyn tinha “um ar não aristocrático e parecia quase em casa entre os brigões”. - Tara Hanks

Belas fotos de Marilyn Monroe na cidade de Nova York, por Ed Feingersh, 1955

(Visitou 1 vezes, 1 visita hoje)