China Photos / Getty Images

las mejores letras de drake

O enterro no céu ou dissecação ritual já foi uma prática funerária comum no Tibete, em que um cadáver humano é cortado em locais específicos e colocado no topo de uma montanha, expondo-o aos elementos ou ao mahabhuta e aos animais - especialmente às aves de rapina. A localização da preparação do enterro do céu e o local da execução são entendidos nas tradições Vajrayana como cemitérios. No Tibete, a prática é conhecida como jhator (tibetano: བྱ་ གཏོར་; Wylie: bya gtor), que significa literalmente 'dar esmolas aos pássaros'.

A maioria dos tibetanos adere ao budismo, que ensina o renascimento. Não há necessidade de preservar o corpo, pois agora é um recipiente vazio. Os pássaros podem comê-lo ou a natureza pode deixá-lo se decompor. Portanto, a função do enterro do céu é simplesmente a eliminação dos restos mortais. Em grande parte do Tibete, o solo é muito duro e rochoso para cavar uma sepultura e, com a escassez de combustível e madeira, um sepultamento no céu costuma ser mais prático do que a cremação.

As práticas tibetanas de sepultamento no céu parecem ter evoluído a partir de considerações práticas, mas também podem estar relacionadas a locais antigos de sepultamento no céu, como Göbekli Tepe (11.500 anos pb) e Stonehenge (4.500 anos pb). A maior parte do Tibete está acima da linha das árvores, e a escassez de madeira torna a cremação economicamente inviável. Além disso, o enterro subterrâneo é difícil, pois a camada ativa não tem mais do que alguns centímetros de profundidade, com rocha sólida ou permafrost abaixo deles.

Os costumes são registrados pela primeira vez em um tratado budista indígena do século 12 conhecido coloquialmente como o Livro dos Mortos (Bardo Thodol). O tantrismo tibetano parece ter influenciado o procedimento. A dissecção ocorre de acordo com as instruções dadas por um lama ou adepto tântrico.

Antes do procedimento, os monges podem entoar mantras ao redor do corpo e queimar incenso de zimbro - embora as atividades cerimoniais geralmente ocorram no dia anterior. O trabalho de desmontagem do corpo pode ser feito por um monge ou, mais comumente, por rogyapas (“quebra-corpos”). Todos os relatos de testemunhas oculares observaram o fato de que os rogyapas não realizavam sua tarefa com gravidade ou cerimônia, mas sim conversavam e riam como durante qualquer outro tipo de trabalho físico. De acordo com os ensinamentos budistas, isso torna mais fácil para a alma do falecido passar do plano incerto entre a vida e a morte para a próxima vida

Os abutres descansam na “Cidade das Bandeiras de Oração” construída para cerimônias fúnebres celestiais, onde os mestres do enterro oram pelos mortos, no Templo Chalang no Condado de Dari na Prefeitura de Guoluo, província de Qinghai, noroeste da China:
China Photos / Getty Images

Um parente dos mortos ora durante uma cerimônia de enterro celestial no Templo de Chalang:
China Photos / Getty Images

Um mestre funerário mói uma faca antes de uma cerimônia fúnebre celestial no Templo de Chalang:
China Photos / Getty Images

O enterro celestial é um funeral tradicional do povo tibetano, que começou no século 7. Quando a cerimônia é realizada, as plantas aromáticas são queimadas como fumaça para guiar a alma até o cemitério celestial. O corpo do morto, colocado em posição sentada, é fatiado por um mestre celeste fúnebre, depois oferecido aos abutres, que são chamados de “águias sagradas”. Os tibetanos acreditam que o abutre pode ajudar os mortos a ganhar méritos e virtudes. Um mestre funerário pode ganhar cerca de 100 yuans (aproximadamente US $ 13,5) para lidar com cada sepultura.

Uma 'Cidade das Bandeiras de Oração' construída para cerimônias fúnebres celestiais, onde os mestres fúnebres oram pelos mortos:
China Photos / Getty Images

Os abutres descansam na 'Cidade das Bandeiras de Oração' construída para cerimônias de enterro celestial, onde os mestres do enterro oram pelos mortos:
China Photos / Getty Images

Um mestre funerário ora durante uma cerimônia fúnebre celestial no Templo Chalang:

China Photos / Getty Images

guantes de ganchillo de escala de dragón

Um mestre funerário quebra ossos de um corpo para alimentar abutres durante uma cerimônia de enterro celestial:

China Photos / Getty Images

Um mestre funerário corta ossos de um corpo para alimentar abutres durante uma cerimônia de enterro celestial:

reverso del mundo

Um mestre do enterro lama ora e afasta os abutres depois que eles terminam de comer o corpo de uma pessoa morta durante uma cerimônia de enterro celestial: